Abaixo reproduzimos um texto de Flávio Moreira sobre o conceito de gamificação, que pode ser encontrado no site referenciado abaixo.
O conceito mais comum pode resumir gamificação (ou gamification) como uso de mecânicas de games em outros contextos. Tais mecanismos podem facilitar a solução de problemas originalmente tidos como entediantes de uma forma mais prazerosa, com participação de usuários mais engajados e motivados.
“Essas características podem ser usadas em sites, comércio, comunidades virtuais, educação, publicidade e até em ações governamentais”
O que a gamificação faz é satisfazer algumas das necessidades básicas humanas não alcançadas ao longo de tarefas cotidianas. Aos acrescentarmos elementos de jogos, suprimos nossa busca por feedback, reconhecimento, status, superações, expressão individual e de fazer parte de algo coletivo. Quanto mais claras forem as regras do jogo, mais o usuário terá sua capacidade desafiada. Assim, quanto mais conquistas, menor o nível de tédio e ansiedade.
Exemplos de gamificação estão presente nas nossas vidas há mais tempo do que imaginamos. Tome os programas de fidelidade companhias aéreas ou cartões de crédito como modelo: nada mais é do que um jogoem que o objetivo é acumular pontos para alcançar realizações, que podem ser recompensas em prêmios ou mudança de status em relação aos demais jogadores.
FONTE IMAGEM: google.com/imagens
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