Pode parecer que não, mas a gamificação nas escolas tem uma grande importância, isso porque ela está inserida na linguagem dos estudantes, a partir desse universo, a gamificação entra como um base de entreterimento na aprendizagem, ou seja, ela está inserida dentro de um contexto lúdico na escola. Partindo deste conceito, ela auxilia no melhoramento no desempenhos dos alunos, o professor como mediador pode aproveita esse recurso para chamar atenção de seus alunos, motivando-os no processo de ensino dos alunos, além disso o professor pode usar esta ferramenta para descobrir algumas dificuldades e facilidades que os seus alunos, assim pode trazer jogos que esteja assimilado com os conteúdos.
A gamificação entra no âmbito escolar como ferramenta facilitadora e auxiliadora de trabalho do professor para se trabalhar de uma maneira mais lúdica todo o conteúdo curricular. O fato é que a gamificação tem grande influência perante a sociedade, principalmente quando se trata dos jovens. É possível ver isso com uma ferramenta de auxilio com o objetivo de mudar o desinteresse dos jovens pelo estudo, através desse processo pode- se até pensar em utilizar os celulares, um material que está presente na sala de aula.
Assim a gamificação na escola entra com um conceito de potencializar a aprendizagem, pois é uma estratégia que proporciona o interesse na maior parte dos estudos, envolvendo vários aspectos principalmente a motivação. E a grande maioria dos games proporciona a interação, competição e cooperação, podendo também proporcionar um feedback rápido, que estimula ao aluno voltar e conseguir acertar.
Veja a matéria abaixo e leia a reportagem que trata na gamificação na pedagogia: entenda como os jogos podem auxilia no processo de ensino aprendizagem, realizada pelo Professor Rodrigo Ayres que realizou uma palestra sobre a gamificação da pedagogia durante a Campus Party.
Nenhum comentário:
Postar um comentário